Perguntas Frequentes

Para que serve este trabalho?

O trabalho é indicado para resolver situações pessoais, profissionais ou de sistemas familiares que interrompem ou paralisam o progresso da pessoa no seu desenvolvimento rumo ao sucesso na vida, de acordo com a postura do cliente diante do que se mostra. Tem por objetivo o restabelecimento do fluxo da vida com toda a sua exuberância pela religação e reconciliação com a Fonte da Vida, e, essencialmente, com nossos próprios pais.

Trabalha-se com uma abordagem sistêmica, fenomenológica, a historia ancestral da família com o seu percurso, solucionando emaranhamentos e exclusões de membros da família. Tem um efeito benéfico na saúde. É a redescoberta de uma leveza e alegria de viver com soluções nos relacionamentos humanos e na realização profissional.

Como é realizado este trabalho?

Em um workshop de constelações familiares pode se participar de três maneiras diferentes: como cliente, colocando a sua própria constelação; como representante na constelação de outra pessoa; ou assistir, mas mantendo-se incluído no círculo de pessoas que sustentam a constelação. Seja qual for a posição, todos aproveitam muito o trabalho.
O procedimento nas constelações familiares inicia-se com a apresentação de um tema ou problema pelo cliente. Segue-se uma breve entrevista, em que se procura saber aquilo que o cliente gostaria de resolver e obtém-se informação acerca do sistema familiar.

O facilitador precisa conhecer informações essenciais e concretas, e o faz através de perguntas básicas são feitas, como “qual é o problema?” ou “o que você precisa?” Após colherem as informações segue-se a escolha dos elementos que irão ser colocados na constelação. Geralmente é a própria pessoa que apresenta o problema e alguns membros da sua família, mas pode também ser um elemento abstrato, como um aspecto da personalidade, uma doença, uma casa, um país. Os representantes desses elementos são escolhidos entre as pessoas presentes no grupo.
A partir daqui, os representantes movem-se de acordo com aquilo que espontaneamente sentem ou percebem, a nível físico ou emocional. De fato, quando os representantes de uma constelação são situados no sistema, começam a ter sensações e a exibir reações que não correspondem a nenhuma vontade consciente da sua parte; de repente, já não agem e sentem como eles próprios, mas como os membros do sistema que representam, podendo inclusive perceber os sintomas físicos dessas pessoas.

O papel do facilitador é o de acompanhar o cliente no desenvolvimento da constelação. Orientando-se através do que percebe no campo formado, na expressão verbal, corporal e emocional dos representantes, ajuda-os a encontrar a imagem de solução do problema.

O que significa “Constelar um Tema”?

O cliente apresenta uma questão ou uma situação que está incomodando-o ou impedindo-o de sentir as alegrias de viver, de amar e de se relacionar com os outros, alegrias que fazem parte da nossa natureza. Algo que às vezes o impede de se realizar plenamente na profissão e nas relações pessoais e afetivas; situações de dificuldades no trabalho ou com o dinheiro e a prosperidade desejada são comuns. Esses temas são então trabalhados na constelação em busca de soluções. O trabalho é simples e busca soluções possíveis que serão posteriormente sentidos e verificados na pratica pelo cliente.

Quais temas podem ser trabalhados nas Constelações Sistêmicas Familiares?

Qualquer tema importante para o cliente que ele não esteja conseguindo resolver pode ser trabalhado: relacionamentos, desequilíbrios emocionais, separações, perdas na família, doenças crônicas, problemas financeiros, falência, vida profissional, adoção, decisão para novos projetos, entre outros.
Quanto tempo dura um trabalho de Constelação Familiar?

A duração de uma constelação familiar é imprevisível, depende do sistema trabalhado, do tema, dos representantes e do ajudante. Pode ser rápida, 15 minutos ou até uma 1 hora se for necessário. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes. Os nossos workshops de uma forma geral podem ter a duração de 1 a 2 dias

É possível constelar questões de casal?

Com certeza, questões de casal com as suas implicações sobre os filhos, e a vida de toda família podem ser tratadas. Situações nos relacionamentos que muitas vezes tem raízes nos sistemas familiares das famílias de origem, com antigos emaranhamentos ou desordens do sistema encontram solução nas constelações.

Tenho problemas de dependência de drogas e álcool, posso constelar?

Sim. Nós simplesmente pedimos para se apresentar sóbrio para o trabalho, para ter plena consciência do que for vivenciar.

Constelam-se problemas com a forma de usar ou lidar com o dinheiro?

É possível encontrar soluções para as dificuldades de fluxo de dinheiro e prosperidade. Geralmente essas dinâmicas tem origem com os relacionamentos e movimentos na família. Emaranhamentos com ancestrais que tiveram ou causaram grandes prejuízos na família, ou a dificuldade de reconhecer que o dinheiro é algo bom e bem-vindo para coroar o nosso sucesso. Isto é trabalhado, trazendo às vezes soluções surpreendentes e totalmente inesperadas.

Decisões importantes na vida a serem tomadas, podem ser consteladas?

Existem momentos na nossa vida em que grandes decisões precisam ser tomadas e nós não sabemos o que é melhor para nós. Várias opções se apresentam e temos que escolher; o nosso futuro depende disto; são como esquinas no caminho da vida. As constelações nos dão uma visão ampla da situação, facilitando as nossas escolhas para o melhor caminho a tomar e de repente se revelam para nós, grandes soluções inesperadas.

Pode se constelar organizações ou empresas?

Sim. As constelações se aplicam também para solucionar situações de empresas, organizações e entidades publicas como governos e prefeituras. São as mesmas leis sistêmicas dos relacionamentos humanos e conflitos que se apresentam, ou seja, a Ordem, o Pertencimento e o Equilíbrio do dar e receber. O objetivo da constelação é restabelecer um fluxo saudável e sustentado das forças de comando, hierarquia, pacificar o ambiente e com isto maximizar a produtividade e a eficiência do sistema.

Doenças psíquicas, autismo, “Síndrome do pânico” podem ser trabalhados?

A Constelação Familiar trabalha a serviço da Vida. O âmbito deste trabalho é bem mais amplo do que o de uma terapia ou tratamento de uma doença. Todavia, o trabalho com os movimentos e dinâmicas do amor no sistema familiar pode ter um efeito sobre cada um dos seus membros e de toda família.